Comissão da Mulher completa dez anos de atividades e faz balanço do semestre

Em 10/07/2017
-A A+

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher completou dez anos no primeiro semestre de 2017. O trabalho das deputadas estaduais em favor das políticas de igualdade de gênero ao longo dessa primeira década foi destaque em uma solenidade realizada no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Durante a  cerimônia, também foi lançada a agenda comemorativa “Bancada Feminina”, que traz os perfis das 29 parlamentares que exerceram mandato na Alepe de 1945 até 2016. A publicação ainda resgata a história da participação das mulheres na política, como a conquista do voto e do direito de ser candidata a um mandato eletivo.

Ainda no mês de março, o colegiado entregou o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. A quarta edição contemplou as gestões municipais do Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Carro, Santa Cruz do Capibaribe e Parnamirim. Ao longo do período, também foram realizados debates na Casa e em cidades do interior. Temas como empreendedorismo feminino e exploração sexual de crianças e adolescentes foram trabalhados durante os encontros.

Para o segundo semestre, a presidente da Comissão, deputada Simone Santana, do PSB, destacou a ação formativa batizada de “Adalgisa Cavalcanti”, primeira mulher a ocupar um cargo de deputada estadual em Pernambuco. “Que tem o objetivo de trazer aqui, para o âmbito do Legislativo, mulheres que já sejam lideranças em seus locais de origem para acompanhar toda a dinâmica da Assembleia Legislativa.

Também já estão agendadas outras audiências públicas itinerantes, além de um Grande Expediente Especial, no início de agosto, para debater políticas de enfrentamento à violência contra mulheres negras. No total, o colegiado realizou 18 atividades e apreciou 12 proposições na primeira metade do ano.